Monday, 30 November 2015

MEGA ANIVERSÁRIO REDE OESTE SUPERMERCADOS








A cada 30 Reais em compras concorra a 03 carros 0Km.



Ofertas com início no dia 24/11 e final 12/12/2015

Arqueólogos encontram peças de 18.500 anos no Chile

Ferramenta feita a partir de pedra encontrada no Chile com idade entre 15.000 e 16.000 anos - objeto foi utilizado para carpintariaA arqueologia moderna pode ser sacudida outra vez por descobertas recentes no Chile. Novas escavações feitas no Monte Verde,
famoso sítio arqueológico no sul do país sul-americano, indicam que humanos nômades habitaram ou ao menos passaram pela região há até 18.500 anos. A pesquisa contraria uma visão tradicional no mundo científico: de que as primeiras migrações para a América do Sul ocorreram não antes de 14.000 anos atrás. Tal pensamento tem sofrido questionamentos nos últimos 40 anos, entretanto.

Os novos desdobramentos de escavações na região foram divulgados por Tom Dillehay, da Universidade de Vanderbilt, na revista científica PLOS One, em 18 de novembro. Em parceria com colegas de diferentes países do mundo e áreas (geógrafos, botânicos e arqueólogos), Dillehay trabalha na região desde 1977. O anúncio de agora é mais um de outros já feitos oriundos de pesquisas no Monte Verde e que desafiaram o que os cientistas conhecem sobre os antigos fluxos de pessoas.

A razão que levou os cientistas a colocarem em dúvida a história da povoação sul-americana é o achado de objetos utilizados por humanos na região em um período de 4.000 anos que engloba pelo menos entre 18.500 e 14.500 anos atrás. As novas descobertas no Chile incluem 39 artefatos de pedras, nove deles com idade entre 18.500 e 17.000 anos. Há ainda quatro pedras retiradas de solo com 25.000 anos que precisam de mais evidências para serem contabilizadas. As idades dos objetos foram descobertas graças a medidas de carbono e análise do solo onde esses foram escavados.

Os achados sacodem ainda mais a famosa "cultura Clovis", teoria que por muito tempo ficou em voga no âmbito da arqueologia. De acordo com ela, os primeiros povos teriam entrarado no continente americano durante caças pelo Estreito de Bering, uma ponte de gelo na América do Norte entre a Sibéria e o Alaska, há no máximo 13.500 anos, e depois se espalharam para outras regiões. Achados perto da cidade de Clovis, no Novo México, nos Estados Unidos, fizeram tal teoria surgir. As descobertas do Chile, paulatinamente, transformam o pensamento sobre as migrações.

A maioria das ferramentas encontradas recentemente no Chile servia para raspar e cortar outros objetos, de acordo com os pesquisadores. Algumas pedras redondas poderiam ter sido utilizadas como estilingues. Ainda foram encontrados, na região da escavação, restos de animais cozidos, além de evidências de plantas e fogueiras. Todas as ferramentas encontradas diferem das utilizadas pelos povos da "cultura Clovis". Também de acordo com a pesquisa, 34% dos objetos achados não eram locais, o que indica uma população altamente móvel.

Anteriormente, a descoberta nos anos 70 de um fóssil datado de 13.000 anos em Minas Gerais, apelidado de "Luzia", já mostrava a presença de humanos na América do Sul fora da chamada "cultura Clóvis". As descobertas de Dillehay e sua equipe foram recebidas com certo ceticismo pela comunidade científica, mas os novos dados devem dar mais força à teoria de que o continente foi habitado antes do que se imaginava.

É possível que, a partir da informação divulgada pela equipe que trabalha no Monte Verde, outros fósseis mais antigos sejam encontrados. Os pesquisadores alertam que os arqueólogos devem ficar atentos a ferramentas simples e acampamentos pequenos, ao contrário dos já encontrados que descendem da "cultura Clovis", que normalmente ocupavam grandes áreas e continham instrumentos mais desenvolvidos. 

Fonte: Uol

Palmeiras decide não participar do Profut e deve ser o único grande fora

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A direção do Palmeiras bateu o martelo e não vai aderir ao Profut, a lei de responsabilidade fiscal do futebol.  O prazo para se inscrever no programa termina no fim da
noite desta segunda (30).

O clube informou que seguiu a orientação do COF (Conselho de Orientação e Fiscalização), que não viu vantagem no parcelamento da dívida tributária com relação às contrapartidas que deveriam ser dadas.

Entre as obrigações estão a mudança de estatuto, limite de gastos no futebol profissional e investimento obrigatório no futebol feminino.

Até quinta (26), sete dos 12 maiores clubes do Brasil já haviam finalizado a adesão, que tem como um dos pré-requisitos o pagamento da primeira parcela do refinanciamento da dívida tributária — Atlético-MG, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Grêmio e Botafogo. Os outros quatro, São Paulo, Santos, Inter e Vasco informaram que finalizam o procedimento.

Até quinta, 29 clubes de futebol já haviam sido inscritos no programa.

PROFUT

O que é?

– Permite o refinanciamento de dívidas de impostos em 240 meses, com redução de 70% das multas, 40% dos juros e 100% dos encargos.

– Quem aderir também terá desconto de 50% nas 24 primeiras parcelas, 25% da 25ª à 48ª e 10% a 49ª à 60ª

CONTRAPARTIDA DOS CLUBES

– Limitação de mandatos dos dirigentes

– Não atrasar salários

– Gastar no máximo 80% da receita bruta anual do futebol profissional com salários e direitos de imagem

– Investir nas categorias de base e no futebol feminino

Fonte: Folha de São Paulo

Alonso tem pior temporada desde estreia na F-1 e perde para companheiro pela 1ª vez

Fernando Alonso e Jenson Button: espanhol perdeu para o britânico em 2015Fernando Alonso é considerado por muitos o melhor piloto da Fórmula 1. Mesmo sem ganhar um título desde 2006, o bicampeão parece ter crédito infinito, sendo colocado
à frente mesmo de Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. Só parece.

Na temporada que acabou no último domingo em Abu Dhabi, o piloto espanhol questionou e foi questionado. Ele deixou para trás a Ferrari para se juntar à McLaren e ao projeto com a Honda, revivendo os míticos momentos nas décadas de 1980 e 1990, mas até agora tudo não passou de um mico.

Alonso reclamou para quem quisesse ouvir do carro, do motor, de engenheiro e chegou a "ponderar" com o já famoso "Tenho um bom salário". A equipe britânica foi paciente, admitiu os problemas, mas o comprometimento do ex-ferrarista foi colocado em xeque. As críticas pegaram muito mal.

Com todos esses ingredientes, o bicampeão fez seu pior Mundial desde a estreia na F-1 em 2001 pela Minardi - não marcou pontos nas 17 corridas disputadas, sendo que abandonou oito delas. Fernando foi piloto de testes da Renault no ano seguinte e voltou à categoria como titular em 2003, e foram 12 temporadas consecutivas com ao menos um pódio.

Neste ano, o espanhol teve um quinto lugar como melhor posição, na Hungria, e pontuou mais uma vez apenas na Grã-Bretanha (terminou em décimo).

Para piorar, pela primeira vez na carreira Fernando Alonso acabou um Mundial atrás de um companheiro de equipe: Jenson Button, 16 pontos, o superou por cinco.

Antes, também na sua temporada de estreia, o bicampeão da F-1 empatara com Tarso Marques e Alex Yoong, todos sem pontos. Em 2007, ele dividiu a McLaren com um estreante Lewis Hamilton, e a turbulenta relação custou o título de pilotos, que ficou com Kimi Raikkonen (Ferrari) na última etapa, no Brasil. Ambos terminaram um ponto atrás do finlandês.

Na carreira, o espanhol deixou para trás Jarno Trulli, Giancarlo Fisichella, Nelsinho Piquet, Felipe Massa e Kimi Raikkonen, um "moedor" para seus parceiros.

E Lewis Hamilton, recentemente, disse em entrevista ao diário alemão Sport Bild: "Eu tenho muito respeito por ele (Sebastian Vettel), mas é difícil avaliar o quão bom ele realmente é. Ele nunca esteve em uma equipe com alguém como Fernando Alonso, mas sempre com pessoas como Mark Webber, que não estava em seu nível, e Kimi Raikkonen, que não está mais no auge de sua performance".

Fonte: ESPN

Luis Fabiano tira próprio quadro de vestiário e leva para casa após adeus

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O São Paulo de 2016 não terá Luis Fabiano. Depois de 352 jogos e 212 gols com a camisa do clube, o artilheiro de 35 anos não terá seu contrato renovado e fez no último sábado seu último jogo no
Morumbi, com direito a gol marcado e choro antes do início da partida. Na despedida, o camisa 9 levou do estádio o quadro com sua própria foto no vestiário, como recordação.

Em imagens divulgadas pelo São Paulo é possível ver Luis Fabiano, após a partida, arrancando seu quadro do vestiário – no local, cada jogador tem um espaço específico, com sua própria foto. O atacante deixou o Morumbi com o quadro em mãos e se despedindo de funcionários e torcida.

Depois da partida, Luis Fabiano chegou a dizer que não jogaria a última rodada do Brasileirão, contra o Goiás, no Serra Dourada, porque pretendia se despedir no Morumbi. Logo depois, no entanto, voltou atrás e disse que se for preciso irá jogar o último jogo. 

Fonte: Uol

Putin liga derrubada de avião russo pela Turquia a petróleo do Estado Islâmico

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O presidente da Rússia, Vladimir Putin, relacionou nesta segunda-feira (30) a derrubada do caça-bombardeiro russo Su-24 pela Turquia com o fornecimento de petróleo do EI (Estado Islâmico)
para o território turco.

"Temos todos os motivos para supor que a decisão de derrubar o avião foi ditada pelo desejo de garantir a segurança das vias de fornecimento de petróleo ao território da Turquia", disse Putin em entrevista coletiva ao término da Cúpula do Clima em Paris.

Segundo Putin, a Rússia recebeu mais informações mostrando que o petróleo do Estado Islâmico está passando pela Turquia e que a derrubada do avião russo pelos turcos foi ditada pelo desejo de defender esse abastecimento.

Putin afirmou que a derrubada do avião foi um "enorme erro" e que ele não se encontrou com o presidente turco, Tayyip Erdogan, na França nesta segunda-feira.

Resposta
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, prometeu nesta segunda-feira renunciar ao cargo se for provado que seu país derrubou um caça-bombardeiro russo para proteger o envio de petróleo do EI a território turco.

"Não é moral acusar a Turquia de comprar petróleo do Daesh (forma pejorativa usada para se referir ao EI). Se há documentos, deveriam mostrá-los, que os vejamos. Se for provado, deixarei o cargo. E digo ao senhor Putin: ficará em seu cargo (caso não se confirme)?", disse Erdogan durante a Cúpula do Clima.

"Os países dos quais compramos petróleo são conhecidos. Um dos que compram petróleo da organização terrorista Daesh é um cidadão russo e sírio, George Haswani, como denunciou o Ministério das Finanças dos Estados Unidos", lembrou o presidente turco.

"Também pegamos os contrabandistas do petróleo", disse Erdogan em referência aos frequentes confiscos de cargas de petróleo na fronteira turco-síria, que neste ano atingiram um volume de quase 600 mil litros.

Normalmente se trata de carburante refinado de forma caseira e destinado ao consumo local nas províncias fronteiriças da Turquia, um dos países com o preço de gasolina mais alto do mundo. "Até hoje trabalhamos por vias legais. Não somos tão indignos para comprar algo de uma organização terrorista", ressaltou Erdogan. (Com agências internacionais)

Fonte: Uol

Senador questiona Caixa sobre possível fraude em sorteio da Mega-Sena

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) encaminhou à presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, um ofício (íntegra abaixo) em que questiona a instituição a respeito das suspeitas de que
sorteios da Mega-Sena são alvo de fraudes. O tucano faz referência ao mais recente resultado da loteria, mais uma vez concedido a um apostador de Brasília, quando foi atingida a maior premiação da história, R$ 205 milhões. Tão logo foi divulgado o prêmio, usuários de redes sociais de todo o país passaram a compartilhar vídeos, imagens e teses de que o sorteio foi manipulado.
O senador diz ter recebido, em seu gabinete, milhares de mensagens com protestos sobre o mais recente sorteio. Segundo Alvaro, está também em curso um movimento popular para boicotar casas lotéricas Brasil afora. Para o senador, deve-se levar em conta, na esteira do caso em questão, “o histórico de denúncias, investigações, operações policiais, prisões, julgamentos e ações judiciais ainda em andamento, que estimulam o imaginário popular no sentido de questionar a integridade dos procedimentos adotados por essa instituição na fiscalização dos concursos”.

“Não é apenas a existência de fraudes fora do âmbito tecnológico e operacional da Caixa que está sob suspeição. Fraude nessa esfera já foi demonstrada recentemente pela Operação Desventura, deflagrada pela Polícia Federal no dia 10 de setembro de 2015. O esquema criminoso era operacionalizado com a ajuda de correntistas e gerentes da Caixa. Valores de prêmios não sacados eram retirados por meio de validação irregular de bilhetes falsos”, reclama Alvaro Dias.

Projeto de lei

O parlamentar lembra ainda, no ofício à Caixa, que o Controle de Atividades Financeiras (Coaf) já havia identificado, em 2005, o fato de que algumas pessoas ganharam “centenas de vezes” em loterias organizadas pela Caixa, reforçando as evidências de fraudes nos sorteios. “O Ministério Público Federal e a Polícia Federal (inquérito policial nº 1-352) iniciaram investigações, cujos resultados ainda são desconhecidos. Em relação às medidas administrativas adotadas pela Caixa Econômica Federal, quais foram as providências tomadas?”, acrescenta o tucano, que subiu à tribuna do Plenário do Senado, nesta segunda-feira (30), para falar sobre a situação.

“A Caixa Econômica tem de conferir maior transparência nas ações que desenvolve administrando loterias, afinal, essas loterias fazem parte da vida de milhões de brasileiros, acalentam o sonho de melhorarem de vida, ganhando um prêmio da loteria. Muitas pessoas humildes, inclusive, pobres, com dificuldades financeiras inevitáveis, acabando aplicando recursos na esperança de que o sorteio de uma das loterias possa brindá-lo com um prêmio”, discursou o senador paranaense, autor de projeto que obriga, entre outras providências, o contemplado por prêmio de loteria a comprovar a origem do recurso de suas apostas.

Outro lado

Em e-mail encaminhado ao Congresso em Foco (leia a íntegra abaixo), a Caixa Econômica negou qualquer irregularidade nos procedimentos de sorteio e na divulgação de resultados. Entre outros pontos, a Caixa rebate a acusação de que, em um primeiro momento, o site da Mega-Sena veiculou a informação de que o prêmio havia acumulado, para em seguida anunciar o vencedor.

“[...] exclusivamente na tela inicial das Loterias no site, houve atraso na atualização dos dados, o que manteve a palavra ‘acumulou’ referente ao sorteio anterior. No entanto, desde o primeiro momento, as informações sobre o referido concurso foram atualizadas normalmente na página específica da modalidade Mega-Sena e no aplicativo da Caixa para celular”, registra a instituição financeira.

“[...] os procedimentos de sorteio adotados pela Caixa estão em conformidade com as melhores práticas adotadas pelas maiores loterias do mundo e utilizam equipamentos importados produzidos por empresa francesa de notória especialização, adequados e projetados para utilização em unidades móveis de sorteio”, acrescenta a Caixa, informando ainda que o processo é fiscalizado por órgãos e agências como Tribunal de Contas da União (TCU), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Leia a íntegra do ofício de Alvaro Dias:

“Ilustríssima Senhora

Presidente da Caixa Econômica Federal,

Ao cumprimentá-la, registro que a divulgação do resultado do concurso 1764 da Mega-Sena, realizado no último dia 25 de novembro corrente, provocou, em todo o País, especulações sobre possíveis divergências no resultado do sorteio.

Neste contexto, ressalto a importância de dissiparem-se quaisquer dúvidas com relação à lisura do processo de sorteio das loterias administradas pela Caixa Econômica Federal, a fim de afastar boatos sobre a manipulação de resultados.

Ressalto ainda que meu gabinete tem recebido milhares de mensagens com protestos sobre o episódio recente, bem como anúncios de um movimento popular boicotando as casas lotéricas.

Soma-se a este fato emblemático e recente, o histórico de denúncias, investigações, operações policiais, prisões, julgamentos e ações judiciais ainda em andamento, que estimulam o imaginário popular no sentido de questionar a integridade dos procedimentos adotados por essa instituição na fiscalização dos concursos.

Não é apenas a existência de fraudes fora do âmbito tecnológico e operacional da Caixa que está sob suspeição. Fraude nessa esfera já foi demonstrada recentemente pela Operação Desventura, deflagrada pela Polícia Federal no dia 10/09/2015. O esquema criminoso era operacionalizado com a ajuda de correntistas e gerentes da Caixa. Valores de prêmios não sacados eram retirados por meio de validação irregular de bilhetes falsos. A suspeição atinge também a operacionalidade da estrutura tecnológica utilizada pela Caixa para a realização do sorteio, como, por exemplo, quando o órgão de Controle de Atividades Financeiras – COAF identificou (em 2005) pessoas que ganharam centenas de vezes na loteria, provocando denúncias de manipulação de resultados, fraudes e lavagem de dinheiro. O Ministério Público Federal e a Polícia Federal (inquérito policial nº 1-352) iniciaram investigações, cujos resultados ainda são desconhecidos. Em relação às medidas administrativas adotadas pela Caixa Econômica Federal, quais foram as providências tomadas?

Além das denúncias passadas, solicito a Vossa Senhoria os esclarecimentos cabíveis sobre imprecisões e falhas na divulgação do resultado do sorteio em epígrafe, e a respeito do episódio de o site/portal utilizado pelas loterias federais ter ficado fora do ar durante algumas horas na data em questão. Igualmente solicito informações sobre eventuais medidas desta instituição no sentido de aprimorar os mecanismos de fiscalização envolvendo os procedimentos que integram o processo de sorteio das Loterias Federais.

Atenciosamente,

Senador Alvaro Dias”

A resposta da Caixa sobre os rumores de irregularidade:

“Sobre o concurso nº 1764 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado na quarta-feira (25), a CAIXA esclarece que, exclusivamente na tela inicial das Loterias no site, houve atraso na atualização dos dados, o que manteve a palavra ‘acumulou’ referente ao sorteio anterior. No entanto, desde o primeiro momento, as informações sobre o referido concurso foram atualizadas normalmente na página específica da modalidade Mega-Sena e no aplicativo da CAIXA para celular.

Em relação aos processos de Loterias, informamos que os procedimentos de sorteio adotados pela CAIXA estão em conformidade com as melhores práticas adotadas pelas maiores loterias do mundo e utilizam equipamentos importados produzidos por empresa francesa de notória especialização, adequados e projetados para utilização em unidades móveis de sorteio.

São utilizadas bolas com o mesmo peso e diâmetro, que são aferidas periodicamente, com análise de peso e diâmetro feita pelo INMETRO, instituição de maior reconhecimento no Brasil em matéria de metrologia e, para a precisão necessária dessas aferições, as bolas são pesadas e medidas em ambiente de laboratório para que agentes externos não influenciem o resultado do relatório final apresentado pelo Instituto, garantindo assim a fidedignidade exigida. Ao final de cada aferição, as maletas são lacradas com a utilização de lacres do INMETRO, em laboratório, com rigor científico, o que não poderia ser feito no próprio local do sorteio.

Com o objetivo de se manter a maior transparência, essas bolas são acondicionadas em maletas especiais, lacradas sob termo e assinatura de auditores populares, sendo mantidas em cofre existente no Caminhão da Sorte durante todo o tempo em que não estão sendo utilizadas nos sorteios oficiais. Essas maletas são abertas somente no momento dos sorteios, na presença do público e sob acompanhamento dos auditores populares, que conferem os lacres e o termo de fechamento lavrado no sorteio anterior.

O mesmo procedimento acontece ao fim dos sorteios, quando as bolas são novamente acondicionadas e guardadas, fechando assim o círculo que garante a utilização somente em sorteios oficiais, preservando e garantindo as medidas aferidas pelo INMETRO.

A CAIXA ressalta ainda que auditorias técnicas são efetuadas constantemente na administração das Loterias Federais, principalmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela auditoria independente Ernst & Young Terco, além do acompanhamento e análise técnica efetuados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), no que tange à prevenção à lavagem de dinheiro, pois, ao se validar a lisura e a transparência dos processos envolvidos, a credibilidade desse serviço público da União é cada vez mais consolidada.”

Fonte: Congresso em Foco

Simulação de ataque terrorista acaba com morte e 40 feridos no Quênia

Aluno ferido é retirado da Strathmore University, em Nairobi, no Quênia após tumulto em uma simulação de ataque terrorista na segunda (30) (Foto: AFP Photo/John Muchucha)Uma funcionária morreu e cerca de 40 estudantes ficaram feridos nesta segunda-feira (30) em uma universidade de Nairobi, durante um exercício de segurança envolvendo uma simulação de
ataque terrorista que provocou pânico, anunciaram o estabelecimento e a polícia.
"Uma mulher de 33 anos morreu em razão dos sérios ferimentos sofridos na cabeça", indicou Betty Ngala, diretora de comunicação da universidade.

Médicos atendem mulher ferida durante simulação de atentado terrorista na Strathmore University, em Nairobi, no Quênia, na segunda (30) (Foto: Reuters/Thomas Mukoya)Médicos atendem mulher ferida durante simulação de atentado terrorista na Strathmore University, em Nairobi, no Quênia, na segunda (30) (Foto: Reuters/Thomas Mukoya)

Dois feridos estão internados em estado grave, de acordo com um médico do hospital de Nairóbi.
A maioria dos feridos sofreu fraturas depois de saltar pelas janelas do prédio, alguns do quarto andar. Segundo testemunhas, o pânico foi provocado por barulhos de tiros e explosões.

Ambulância é vista na porta da Strathmore University, em Nairobi, no Quênia, após tumulto com feridos em uma simulação de ataque terrorista, na segunda (30) (Foto: AFP Photo/John Muchucha)Ambulância é vista na porta da Strathmore University, em Nairobi, no Quênia, após tumulto com feridos em uma simulação de ataque terrorista, na segunda (30) (Foto: AFP Photo/John Muchucha)

Fonte: G1

Judiciário diz que corte em orçamento inviabilizará voto eletrônico em 2016

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Uma portaria publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (30) e assinada pelos presidentes dos tribunais
superiores informa que o corte no orçamento do Judiciário vai inviabilizar as eleições de 2016 por meio eletrônico.
Ao todo, o contingenciamento impedirá a utilização de R$ 1,7 bilhão do orçamento do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Justiça Federal, Justiça Militar da União, Justiça Eleitoral, Justiça do Trabalho, Justiça do Distrito Federal e Territórios e Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A portaria é assinada por Ricardo Lewandowski, presidente do STF e do CNJ; Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Laurita Vaz, vice-presidente do STJ e presidente em exercício do conselho da Justiça Federal; Antonio Levenhagen, presidente do TST; William Barros, presidente do Superior Tribunal Militar; e Getúlio Oliveira, presidente do TJDFT.
A portaria desta segunda não explica os motivos que inviabilizarão o uso das urnas eletrônicas no ano que vem.
"O contingenciamento imposto à Justiça Eleitoral inviabilizará as eleições de 2016 por meio eletrônico", diz o texto publicado.
Veja quanto cada tribunal ficará impedido de utilizar no orçamento com o contingenciamento:
-Supremo Tribunal Federal: R$ 53.220.494,00
- Superior Tribunal de Justiça: R$ 73.286.271,00
- Justiça Federal: R$ 555.064.139,00
- Justiça Militar da União: R$ 14.873.546,00
- Justiça Eleitoral: R$ 428.739.416,00
- Justiça do Trabalho: R$ 423.393.109,00
- Justiça do DF e Territórios: R$ 63.020.117,00
- Conselho Nacional de Justiça: R$ 131.165.703,00
Em nota, o TSE informa que o bloqueio de R$ 428.739.416,00 do orçamento da Justiça Eleitoral para 2016 "compromete severamente" projetos do próprio tribunal e dos Tribunais Regionais Eleitorais (veja íntegra da nota ao final desta reportagem).
"O impacto maior reflete no processo de aquisição de urnas eletrônicas, com licitação já em curso e imprescindível contratação até o fim do mês de dezembro, com o comprometimento de uma despesa estimada em R$ 200.000.000,00", diz trecho da nota.
"A demora ou a não conclusão do procedimento licitatório causará dano irreversível e irreparável à Justiça Eleitoral. As urnas que estão sendo licitadas tem prazo certo e improrrogável para que estejam em produção nos cartórios eleitorais", afirma o TSE.
Ao final do texto, o TSE afirma que o presidente do tribunal, ministro Dias Toffoli, irá, em conjunto com o ministro Ricardo Lewandowski, "envidar todos os esforços no Congresso Nacional para que as verbas devidas sejam autorizadas, a fim de se garantir a normalidade das eleições do ano que vem".
Veja abaixo a íntegra da nota divulgada pelo TSE:
Nota à imprensa: contingenciamento comprometerá as Eleições Eletrônicas Municipais de 2016
A Portaria Conjunta nº 3/2015, publicada nesta segunda-feira (30) no Diário Oficial da União e assinada pelos presidentes dos tribunais superiores, informa que o contingenciamento de recursos determinado pela União para cada área do Poder Judiciário, incluindo a Justiça Eleitoral, “inviabilizará as eleições de 2016 por meio eletrônico”.
Na semana passada, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, já havia procurado o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, para expor a preocupação diante da medida do Executivo.
O total que não será repassado para a Justiça Eleitoral soma exatos R$ 428.739.416,00 o que prejudicará a aquisição e manutenção de equipamentos necessários para a execução do pleito do próximo ano. Esse bloqueio no orçamento compromete severamente vários projetos do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
O impacto maior reflete no processo de aquisição de urnas eletrônicas, com licitação já em curso e imprescindível contratação até o fim do mês de dezembro, com o comprometimento de uma despesa estimada em R$ 200.000.000,00.
A demora ou a não conclusão do procedimento licitatório causará dano irreversível e irreparável à Justiça Eleitoral. As urnas que estão sendo licitadas tem prazo certo e improrrogável para que estejam em produção nos cartórios eleitorais.
Na espécie, não há dúvida que o interesse público envolvido há que prevalecer, ante a iminente ameaça de grave lesão à ordem, por comprometer as Eleições Eletrônicas Municipais de 2016.
A portaria dos tribunais superiores é assinada pelos presidentes do STF, ministro Ricardo Lewandowski, do TSE, ministro Dias Toffoli, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Antonio José de Barros Levenhagen, do Superior Tribunal Militar (STM), William de Oliveira Barros, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, e pela vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz.
O presidente do TSE registra e agradece o apoio do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, e informa que, juntos, irão envidar todos os esforços no Congresso Nacional para que as verbas devidas sejam autorizadas, a fim de se garantir a normalidade das eleições do ano que vem.

Fonte: G1

Marinha encontra vida em lama de mineração que atingiu mar no ES

Navio está monitorando a lama no mar do Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Pesquisadores que monitoraram a lama da Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP, no mar encontraram vida nas amostras coletadas desde quinta-feira (26), no litoral de Linhares,
Norte do Espírito Santo.
Os resultados preliminares foram apresentados nesta segunda-feira (30) e apontam a presença de plâncton vivendo em meio a água com sedimentos. O monitoramento ocorre através do Navio Hidroceanográfico de Pesquisa Vital de Oliveira (NPqHo).
O plâncton é constituído por organismos incapazes de manter sua distribuição sem a movimentação de água. Durante a pesquisa, foi encontrado fitoplâncton (microalgas) e zooplâncton (animais), que fazem parte da composição do plâncton. Também foi notada a presença de outros microorganismo.
Segundo o biólogo e pesquisador Lohengrin Fernandes, também foram encontrados animais maiores, como golfinhos e peixes, nadando em meio aos sedimentos. Porém, ainda não é possível falar sobre o comportamento de todos esses seres vivos encontrados, como por exemplo, quanto à reprodução.
"Em todas as atimosferas da pluma [lama] foram encontrados organismos vivos, que estão sendo monitorados. Estamos estudando se a concentração de lama que está no mar é tóxica para a vida marinha", disse Fernandes.
Posição da lama
A Marinha informou, nesta segunda-feira, que só encontrou registros da passagem da lama a 20 quilômetros mar adentro, 6 quilômetros a Norte e 12 quilômetros a Sul. Já um monitoramento feito pela Samarco apontou que a lama atingiu 1 quilômetro mar adentro, 20 quilômetros a Sul e 8,5 quilômetros a Sudoeste.

Mapa de rejeitos no mar do ES (Foto: Arte/ TV Gazeta)(Fonte: Arte TV Gazeta)

Amostras
Foram estabelecidos 21 pontos de coleta de sedimentos na área compreendida pela lama no mar: desde a Foz do Rio Doce e até 30 quilômetros mar adentro, em uma área de 500 metros quatrados.

Amostra da água do mar com rejeitos de mineração da Samarco, no Norte do Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Amostra da água do mar com rejeitos de
mineração (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
As 391 amostras foram coletadas no fundo, até aproximadamente 10 metros de profundidade, e também na superfície. Ao todo, a pesquisa analisou 350 litros de água e 65 kg de sedimentos.
"A lama está mais concentrada na região rasa do mar, com 10 metros de profundidade. A água coletada é bem escura perto da Foz e já bem clara a 30 quilômetros mar adentro", disse Fernandes.
Comportamento da lama no mar
O pesquisador explicou que a lama tem um comportamento e extensão diferentes na superfície e no fundo. Também foi notada uma movimentação maior da lama em direção ao Sul do estado.
"Percebemos que ela se move mais rápido na superfície, sofrendo mais influência dos ventos e correntes, do que no fundo. No fundo é bem mais devagar e é onde está concentrada a parte mais densa dos sedimentos", falou Fernandes.
Segunda fase de pesquisas
A segunda fase de pesquisas com o mesmo navio começa nesta terça-feira (1º) e vai até sábado (5). A equipe vai voltar para monitorar o mesmo local e espera colher a mesma quantidade de amostras da primeira fase, com detalhamento das análises da área mais próxima à foz.
Compra de navio
O navio é fruto de um acordo de cooperação firmado entre os ministérios da Defesa (MD) e da Tecnologia e Inovação (MCTI), a Marinha do Brasil (MB) e as empresas Petrobras e Vale. Segundo o capitão dos portos, Marcos Aurélio de Arruda, o envolvimento da Vale na compra desse navio não vai influenciar em nada na pesquisa.
"Existe um comitê gestor, no caso desse navio, que define como ele será operado, os custos da operação, que deverá ser pago pelas instituições donas da embarcação. Se a Vale é dona da Samarco, isso já é outra questão, não tem nada a ver com a pesquisa", disse.
O custo diário do navio é de R$ 250 mil, fora o custo com alguns equipamentos extras, como por exemplo o que consegue mostrar os microorganismos.
"O navio foi adquirido em 3013, em um acordo de coorperação entre o Ministério da Defesa, o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Vale e a Petrobras. Esse não é o primeiro navio que a Marinha tem em parceria com outras instituições, ele foi adquirido para fins de pesquisa", falou Marcos Aurélio.

Barco passa por divisa entre lama e mar, em Regência, Linhares (Foto: Marcello Lourenço/ Arquivo Pessoal)Barco passa por divisa entre lama e mar, em Regência, Linhares (Foto: Marcello Lourenço/ Arquivo Pessoal)

Fonte: G1

Menino de 6 anos é resgatado ao ficar preso a 15 metros em árvore nos EUA

Menino de seis anos foi resgatado após subir no topo de árvore e não conseguir descer (Foto: Reprodução/Facebook/Faison Fire and Rescue)Um menino de seis anos foi resgatado após subir no topo de uma árvore no condado de Duplin, na Carolina do Norte (EUA), no sábado (28). Depois de alcançar 15
metros de altura, o garotinho ficou com medo e não conseguiu mais descer. Ele permaneceu cerca de uma hora na árvore e foi resgatado pelos bombeiros da cidade de Faison. Assista.

Fonte: G1

William Bonner se recupera após cirurgia: "De molho"

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/William Bonner está de molho nesta segunda-feira, 30. Ele foi submetido a uma cirurgia para retirada da vesícula e não apresentará o Jornal Nacional
durante toda a semana.

Segundo a Comunicação da Globo, o jornalista Heraldo Pereira substituirá Bonner na bancada do telejornal. "Essa semana, enquanto William Bonner se recupera em casa de uma cirurgia para retirada da vesícula, Heraldo Pereira apresenta o ‘Jornal Nacional’ no seu lugar, ao lado de Renata Vasconcellos. Bonner volta à bancada na próxima segunda, dia 7", disse a emissora em comunicado.

Bem-humorado, o marido de Fátima Bernardes brincou com a situação em foto para os fãs nas redes sociais. "Repouso. Arrancaram a vesícula do tio. Tinha 4 pedras minúsculas. Mas potencialmente traiçoeiras. Xô! #selfiedemolho", escreveu.

Fonte: Caras

Setor privado tem mais médicos que SUS, mas atende 25% da população

Fila do lado de fora para marcar consultas e exanes no DDI do Hospital de Base de Brasília (Foto: Elizete Alves/Arquivo Pessoal)O Brasil tem mais médicos atuando no setor privado do que no Sistema Único de Saúde (SUS), ainda que apenas 25% da população brasileira tenha convênio médico e
75% utilize exclusivamente o SUS.
Segundo o estudo Demografia Médica no Brasil 2015, divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), 21,6% dos médicos atuam só no setor público e 26,9% só no setor privado; 51,5% dos profissionais atuam nas duas esferas. Este é o terceiro relatório com este formato já realizado no país. Os anteriores tinham sido divulgados em 2011 e 2013.
De acordo com o coordenador da pesquisa, o professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) Mário Scheffer, o dado indica que a disponibilidade de médicos na rede privada é três vezes maior do que na rede pública.
“Como o governo não contrata e os poucos que trabalham no governo estão desmotivados pelas más condições e pouca perspectiva salarial, cria-se um cenário de tremenda injustiça, onde 75% da população não tem condição adequada de atendimento pelo SUS, enquanto que aquela minoria que pode pagar termina se beneficiando”, afirma Braulio Luna Filho, presidente do Cremesp.
Quase 400 mil médicos no país
Segundo o estudo, há 399.692 médicos atuando no Brasil, o que significa que há 1,95 médico a cada mil habitantes. Em termos de comparação, a média de médicos por mil habitantes nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 3,2. “A velocidade de crescimento dos médicos é maior do que o crescimento da população. Por conta da abertura de novos cursos, em curto prazo, isso deve chegar a 2,5”, diz Scheffer. Desde 2010, 71 novos cursos de Medicina foram abertos no Brasil.
Se for levado em conta o número total de registros de médicos no país, eles totalizam 432.870. Isso porque 33.178 estão inscritos em mais de um Conselho Regional de Medicina (CRM). São, portanto, 2,11 registros de médicos a cada mil habitantes.
Má distribuição dos médicos
A pesquisa revela também a concentração de médicos nas capitais dos estados. Enquanto elas têm 23,8% da população brasileira, concentram 44,76% dos médicos do país. A média de médicos por mil habitantes nas capitais é de 4,84 e, no interior, de 1,23.
A distribuição dos profissionais entre as regiões também é desigual. Enquanto o Sudeste tem 2,75 médicos por mil habitantes, o Norte tem apenas 1,09. Essa desigualdade pode ser observada inclusive nas capitais. Vitória-ES, por exemplo, é a capital com maior quantidade de médicos por mil habitantes: 11,9. Já Macapá-AP tem 1,42 médicos por mil habitantes.
“Ainda temos verdadeiros desertos de médicos, ou seja, falta localizada de profissionais em determinadas regiões”, diz Scheffer. O pesquisador afirma que os dados do estudo não permitem mensurar se o início do programa Mais Médicos, em setembro de 2013, teve impacto no que diz respeito à distribuição de profissionais no interior do país.
Especialidades médicas
Segundo o estudo, 59% dos médicos brasileiros têm pelo menos um título de especialista, sendo que metade dos especialistas se concentra em seis especialidades: clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, anestesiologia e cardiologia.
De acordo com Scheffer, a distribuição entre as especialidades está dentro do esperado e é semelhante à observada em países mais desenvolvidos. O coordenador da pesquisa observa, porém, que a atuação desses especialistas no SUS é limitada, já que 51,5% dos médicos do sistema público atuam em hospitais e 23,5% na atenção primária à saúde. Somente 4,8% dos profissionais atuam na atenção secundária, que engloba os ambulatórios de especialidades e outros serviços especializados.

Carlos Vital, presidente do CFM (esq.) e Braulio Luna Filho, presidente do Cremesp, durante anúncio do estudo Demografia Médica 2015 (Foto: Mariana Lenharo/G1)Carlos Vital, presidente do CFM (esq.) e Braulio Luna Filho, presidente do Cremesp, durante anúncio do estudo Demografia Médica 2015 (Foto: Mariana Lenharo/G1)

Mais de um emprego
Ainda segundo o estudo, 78% dos médicos brasileiros têm dois vínculos empregatícios ou mais. Uma parcela de 5,4% tem seis vínculos ou mais. As jornadas de trabalho também são longas: 75,5% trabalham mais do que 40 horas semanais; 43,1% trabalham entre 40 e 60 horas; 15,5% trabalham de 60 a 80 horas e 16,9% chegam a trabalhar mais de 80 horas por semana.
As entidades médicas reivindicam que os médicos recebam R$ 11 mil por 20 horas semanais para que eles possam se dedicar a menos instituições. "Só que o governo paga muito menos", diz Luna Filho. "O governo paga, em média, R$ 6 mil por 40 horas. Isso é extremamente desmotivador. As poucas vezes que o salário melhora é por pressão da população em cima de prefeitos, mas não existe uma política de estado."
Mulheres na medicina
Apesar de os homens continuarem sendo a maioria entre os médicos em exercício, os novos registros têm revelado mais mulheres entrando na profissão do que homens. Elas são maioria em especialidades como dermatologia, pediatria, alergologia, hematologia, endocrinologia, clínica médica, ginecologia e medicina de família e comunidade. Mas ainda são minoria em todas as especialidades cirúrgicas.
O estudo revelou, ainda, que apesar de as mulheres apresentarem cargas horárias e número de vínculos empregatícios muito semelhantes aos dos homens, elas têm uma remuneração mais baixa.

Fonte: Bem Estar

'Hiperesportivo' de mais de R$ 6 milhões fica destruído na China

Koenigsegg Agera R sofre acidente na China (Foto: REUTERS/Stringer)Um Koenigsegg Agera R ficou destruído depois de um acidente no último domingo (29) na cidade de Chongqing, na China. Segundo a agência de notícias Reuters, o "hiperesportivo" com mais de 1 mil
cavalos de potência rodou e atingiu a proteção da pista.
A polícia local afirmou em sua conta oficial do Twitter que o motorista era um homem de sobrenome Liu, de 26 anos. Conforme afirma a Reuters, ele dirigia depois de beber álcool. Ninguém ficou ferido no acidente.
O Agera R possui chassis feito em fibra de carbono para reduzir o peso e garantir a segurança dos passageiros. A imprensa local afirma que foi um dos acidentes "mais caros" já registrados na China.

Apenas 18 unidades do Koenigsegg Agera R foram produzidas (Foto: REUTERS/Stringer)Apenas 18 unidades do Koenigsegg Agera R foram produzidas (Foto: REUTERS/Stringer)

O Agera R teve apenas 18 unidades produzidas entre 2011 e 2014, a um preço estimado de US$ 1,7 milhão cada um (cerca de R$ 6,35 milhões).
O "hiperesportivo" apareceu pela primeira vez no Salão de Genebra em 2011, com motor 5.0 V8 de 1.115 cavalos de potência e 122 kgfm de torque, abastecido com E85 (mistura de 85% de etanol com 15% de gasolina).
No ano seguinte, ele ganhou um "upgrade" para 1.140 cavalos. Nesta versão, o Agera R acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos e atinge velocidade máxima de 440 km/h, de acordo com dados da fabricante sueca.

Koeningsegg Agera R (Foto: Valentin Flauraud/Reuters)Koenigsegg Agera R no Salão de Genebra em 2012 (Foto: Valentin Flauraud/Reuters)

Fonte: G1

Suspeito de homicídio é preso, confessa o crime, mas é liberado por falta de mandado de prisão

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Um jovem identificado como João Batista Neto Lopes "Netinho" de 22 anos de idade, morador da rua Décima Rosado no bairro Barrocas, foi preso na tarde desta segunda feira 30 de novembro, acusado de participar, de um homicídio em


O crime aconteceu na noite de 19 deste mês de novembro, no bairro Barrocas em Mossoró, onde Everson Tavares do Vale de 20 anos, foi morto com seis cutiladas de faca peixeira, desferidas, segundo a investigação da Polícia Civil, por Stewing Pereira do Nascimento de 18 anos,e que já na Cadeia Pública e João Batista Neto 
Após ser preso em casa, pelos policiais da VTR Santo Antônio (Cabo Lopes - Cabo A. Francisco e o soldado Arimatéia.) João Batista foi conduzido à Delegacia de Homicídios e apresentado à delegada Liana Aragão. 

Em seu depoimento, João Batista confessou a participação do crime e disse que era inimigo de Everson e que já tinha sido ameaçado por ele e na noite do crime, Estava em companhia de Stewing quando avistaram e resolveram matar a vítima a facadas. 


Depois de prestar depoimento, João Batista Neto Lopes, foi liberado, porque não havia mais flagrante e nem mandado de prisão contra ele. A Dra. Liana explicou que o pedido de prisão preventiva já foi solicitado à justiça, mas que até o momento, não foi expedido pelo judiciário. 

O outro envolvido no assassinato Stewing Pereira teve a prisão decretada pela justiça e já está na Cadeia Pública aguardando julgamento. Segundo a equipe da Dehom, João Batista Neto Lopes, está em livramento condicional por outro crime (roubo) e que a justiça através da primeira vara criminal, foi informada imediatamente da condução do indivíduo à Delegacia de Homicídios, porém nenhuma providência foi tomada de imediato. "O que vai ocorrer não sabemos, mas acreditamos que se um dia essa prisão for decretada pelo juiz não mais encontraremos o João Batista, que possívelmente continuará cometendo delitos". enfatizou um agente da DEHOM.



Fonte: Fim da Linha

TCE sugere que governo suspenda saques de fundo previdenciário no RN

Fundo Financeiro Unificado é gerenciado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern) (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) apontou irregularidade nos saques realizados pelo governo no Fundo Previdenciário do Rio Grande do Norte. De acordo com o
documento, a lei complementar 526/2014, que unificou os fundos da previdência estadual, é ilegal por não observar as legislações estadual e federal sobre o tema. Na avaliação dos técnicos, mesmo que fosse considerada legal, ela só autorizaria a retirada de dinheiro até maio de 2015.
A ilegalidade da lei que unificou os fundos da previdência estadual, e permitiu os saques, seria devido à burla a legislação federal que disciplina o tema. Uma portaria do Ministério da Previdência e Assistência Social condiciona a unificação à aprovação prévia da Secretaria de Política de Previdência Social, o que não foi feito.

A equipe técnica do TCE sugeriu que o relator do processo, conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, determine, monocraticamente, a suspensão imediata dos saques no fundo previdenciário, como também sugere que seja expedida recomendação para que o Governo do Estado elabore, com urgência, um plano de recomposição do fundo previdenciário.

A equipe ainda sugere ao Executivo Estadual a adoção de providências para correta classificação contábil de aplicações dos fundos de investimento; contabilização das decisões judiciais para fins de despesas com pessoal; medidas de contenção dos gastos com pessoal, visto que foram transpassados os limites legal e prudencial.
O processo encontra-se no Ministério Público de Contas, de onde deve retornar ao gabinete do conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves para decisão.
A lei complementar estadual nº 526/2014 foi aprovada em 18 de dezembro de 2014 e foi a responsável por unificar os fundos financeiro e previdenciário, nos quais estavam depositados os recursos para o pagamento das aposentadorias dos servidores públicos estaduais.
Entenda o caso
O Tribunal de Contas do Estado aprovou, em sessão realizada no dia 12 de maio de 2015, a realização de uma auditoria para apurar a legalidade da Lei Complementar 526/2014, que autorizou a unificação dos fundos previdenciário e financeiro do Regime Próprio de Previdência Social do Estado. O pedido de investigação foi feito pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Luciano Ramos, no dia 7 de abril.

A investigação sobre o uso dos recursos do Funfir tem por base o procedimento preparatório instaurado pelo MPC no dia 9 de janeiro, por meio de uma representação apresentada pelo Fórum Sindical, entidade que reúne diversos sindicatos de trabalhadores estaduais. Segundo MPC, a resposta ao oficio encaminhado ao governo, na época do procedimento, chegou ao tribunal “com esclarecimentos escassos”.

Fonte: G1

Monday, 23 November 2015

Três jovens são executados em João Câmara

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A polícia registrou um triplo homicídio, na noite deste domingo (22), no bairro São Francisco, no município de João Câmara, distante 70 quilômetros de Natal. Em menos
de 24 horas, foram quatro assassinatos registrados na cidade.

De acordo com informações repassadas pela equipe do Grupo Tático Operacional, da Polícia Militar, os três jovens foram vítimas de tiros enquanto conversavam em uma esquina, os autores dos disparos passaram em uma motocicleta já atirando. As três vítimas foram atingidas e atendidas por socorristas do SAMU ainda no local, mas morreram minutos depois.

As pessoas mortas foram identificadas como Raniere Santos de Almeida, de 26 anos, Wilson Ricardo de França, de 24 anos, e Luan Silva, de 28 anos. As razões para o triplo homicídio com características de execução ainda são desconhecidas.

No início da manhã do domingo um homem também foi morto a tiros no centro da cidade. A vítima identificada como "Ureia". Os casos serão investigados pela Polícia Civil.



Fonte: Portal BO

Divulgadas fotos dos 12 presos que fugiram por túnel em cadeia no RN

Fugiram da Cadeia Pública de Mossoró: Alberto Soares Souza Dantas Filho, Alexandre Medeiros Felício, Daniel Marciel de Araújo, Jefferson Oliveira de Souza, Johnatan Maxwell de Souza Nunes, José Roberto Dias de Araújo, Júlio Douglas da Silva Fonseca, Paulo (Foto: Divulgação/Coape)A direção da Cadeia Pública de Mossoró, na região Oeste potiguar, divulgou as fotos dos doze detentos que fugiram da unidade prisional na
madrugada desta segunda-feira (23). Os presos serraram grades de celas e usaram um túnel para escapar. De acordo com a direção, a fuga aconteceu por volta das 2h.
Os fugitivos são: Alberto Soares Souza Dantas Filho, Alexandre Medeiros Felício, Daniel Marciel de Araújo, Jefferson Oliveira de Souza, Johnatan Maxwell de Souza Nunes, José Roberto Dias de Araújo, Júlio Douglas da Silva Fonseca, Paulo Roberto Celino de Oliveira, Raimundo Raiere da Silva, Wemerson Ferreira Pereira, Wesley Nascimento de Paula e Valdeilson de Paiva Souza.
De acordo com Aurivaneide Lourenço, diretora da cadeia, a Polícia Militar foi acionada e está fazendo buscas na região. Com capacidade para 142 presos, a Cadeia Pública de Mossoró possui pouco mais de 200 apenados atualmente.

Fugiram da Cadeia Pública de Mossoró: Alberto Soares Souza Dantas Filho, Alexandre Medeiros Felício, Daniel Marciel de Araújo, Jefferson Oliveira de Souza, Johnatan Maxwell de Souza Nunes, José Roberto Dias de Araújo, Júlio Douglas da Silva Fonseca, Paulo (Foto: Divulgação/Coape)



Fonte: G1