Foram 2.500 empresas visitadas, 1,5 milhão de reais em mercadorias apreendidas por meio da lavratura de 167 Termos de Apreensão de Mercadorias emitidos. Cerca de 4.2 mil veículos foram abordados e R$ 674 mil em ICMS e multa lançados durante essa fiscalização. A ação ocorreu em todo o Rio Grande do Norte e contou com a participação de 200 auditores fiscais e apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nos postos fiscais.
Esses resultado foi apresentado pela SET, na manhã desta sexta-feira (20), através de uma coletiva de imprensa, com a participação do secretário de Tributação do RN, André Horta e o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, João Batista de Barros .
Durante a Operação Fisco Presente, além da abordagem de veículos transportadores de mercadorias, a equipe de auditores fiscais verificava a regularidade cadastral das empresas (se estão ativas ou não, se funcionam no endereço informado ao Fisco, etc) e notificava para regularidade das pendências/débitos das empresas (empresas com pendências fiscais – principais ou acessórias). Além disso, verificava-se a regularidade do uso de equipamentos emissores de cupons fiscais (se possuíam o equipamento emissor de cupom fiscal e se o está usando adequadamente), fazia-se a conferência de estoque de mercadorias em várias empresas e visitava as empresas inadimplentes com débitos fiscais mais elevados. O ponto de destaque foi a conferência minuciosa nas mercadorias transportadas pelos Correios e transportadoras de volumes.
“A competitividade dos contribuintes regulares está sendo tutelada através do combate à sonegação. Sempre estamos a cultivar vantagens comparativas para aqueles que perseguem a lei e não só através destas operações, mas pelo uso de ferramentas de controles de informações que recrudesceram de forma multiplicada nos últimos anos”, declarou o secretário de Tributação do RN, André Horta.
Fonte: Portal Noar
No comments:
Post a Comment